Submissão de Trabalhos
NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS RESUMOS
📅 Período de Submissão:
📬 Submissões de 12 a 20 de maio
📝 Resultado da avaliação dia 16 de junho
📩 ENVIO DOS RESUMOS
Os resumos deverão ser submetidos pela internet, exclusivamente.
Os trabalhos deverão ser enviados em formato Word para o e-mail coenf@ufv.br, com os seguintes dados de identificação:
– Categoria e eixo temático no qual o trabalho está inscrito;
– Nome completo do relator e e-mail (a confirmação do recebimento do resumo, pela comissão científica será nesse e-mail indicado).
📚 CATEGORIAS
1. Trabalho original: pesquisa em andamento ou concluída, com método claro e apresentando os resultados parciais ou finais do estudo, com conclusões.
2. Revisão de literatura: revisões narrativas, integrativas, escopo, rápidas, sistemática com ou sem metanálise e guarda-chuva, com método específico para cada tipo de revisão.
3. Relato de experiência (de ensino, pesquisa, extensão ou assistência): deve-se relatar o objeto da experiência, o contexto em que ocorreu, a descrição das atividades (incluindo período de realização, local e participantes envolvidos, técnicas ou métodos adotados), análise dos resultados e considerações finais. Nesta categoria de trabalho será aceito relato de experiência que foi desenvolvido.
📝 NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO
– O resumo deve ser enviado em lauda com margem superior e esquerda 3,0 cm, direita e inferior 2,0 cm, em formato word, letra Times New Roman, tamanho da fonte 12, de acordo com o template disponível:
RESUMO ORIGINAL
– Título: deve ser objetivo, conciso e informativo. Deve ser preenchido com LETRAS EM CAIXA ALTA E EM NEGRITO, sem recuo, texto justificado e conter no máximo 20 palavras.
– Autores: informar nome completo e filiação institucional (em nota de rodapé). O número de autores máximo permitido é: 06 (seis) para trabalho original e revisão de literatura e 10 (dez) para relato de experiência. O nome do relator/apresentador deverá ser sublinhado. Sugere-se que o nome do orientador/responsável pela pesquisa/relato de experiência seja incluído como último autor.
– Resumo: o texto deve ser objetivo e conciso, conter entre 200 e 250 palavras, e ser redigido em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples e sem parágrafo. Deve ser redigido em parágrafo único e conter os seguintes tópicos: objetivo(s), método/descrição das atividades, resultado(s) e considerações finais ou conclusões. Esses campos não devem ser preenchidos com letras em caixa alta, mas devem conter destaque em negrito.
– Fonte(s) de financiamento: em caso de financiamento, o nome do órgão financiador deverá ser descrito.
– Conflito de interesses: Os autores devem informar qualquer conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes, se pertinente.
– Apresentar de 3 a 5 descritores, separados por ponto e vírgula, iniciados com letra maiúscula, constantes nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), disponível para consulta no site https://bvsalud.org/. Os descritores e o título não devem ser contabilizados nos caracteres do resumo.
– Os trabalhos oriundos de pesquisa em andamento/concluídas que envolverem seres humanos e/ou animais devem apresentar o número do protocolo de aprovação do parecer do Comitê de Ética (CEP) no corpo do resumo. A aprovação pelo CEP fica dispensada em relatos de experiência, por se tratar de trabalho de caráter narrativo e reflexivo, cujos dados da prática cotidiana não envolvem a identificação de nenhum participante. Não será necessário o envio da comprovação. A não observância desta orientação incorrerá em REPROVAÇÃO na avaliação.
– Os resumos que não atenderem às normas de elaboração de resumos ou que possibilitem a identificação dos autores no corpo do texto serão reprovados.
– Gráficos, tabelas, imagens e lista de referências bibliográficas não poderão ser incluídos no resumo devido à limitação de espaço.
🎤 MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO
-A apresentação oral deverá ser confeccionada utilizando o template que será disponibilizado no site do evento no dia da divulgação de aceite dos trabalhos.
– Os dias e horários das apresentações orais serão disponibilizados no site do evento até o dia 18/06/2025
– As apresentações orais ocorrerão presencialmente em salas a serem informadas posteriormente ao aceite dos trabalhos, no site do congresso.
– O autor-relator deverá estar presente na sala no horário indicado na programação do evento, para realizar a apresentação do trabalho.
– As demais orientações relacionadas à apresentação oral serão divulgadas no site do evento, após o aceite dos trabalhos submetidos.
– ATENÇÃO: Para a submissão de trabalhos científicos, o autor relator deverá estar inscrito e enviar o comprovante de pagamento de inscrição, juntamente com o resumo para o e-mail: coenf@ufv.br
🧭 EIXOS TEMÁTICOS
🎓 Educação e Ensino no Cuidado em Saúde
• Formação dos profissionais na área da enfermagem.
• Experiências inovadoras nos projetos pedagógicos.
• Educação continuada e permanente. Metodologias ativas de ensino.
• Práticas da educação em saúde integrando ensino, pesquisa e extensão.
• Políticas de educação em saúde.
🩺 Assistência de Enfermagem
• Práticas baseadas em evidências.
• Cuidados de enfermagem.
• Referenciais teórico-metodológicos.
• Raciocínio clínico.
• Sistemas de linguagem padronizada.
• Sistematização da assistência de enfermagem.
• Segurança do paciente.
🏥 Gerência e Gestão do Cuidado em Saúde
• Gestão e gerenciamento do sistema e serviços de saúde.
• Liderança.
• Organização dos processos de trabalho.
• Trabalho em equipe.
• Saúde e segurança do trabalhador.
📜 Historicidade da Enfermagem
• História da enfermagem.
• Identidade profissional.
• Representação social do enfermeiro.
• Ética e bioética na enfermagem e na saúde.
• Responsabilidade social no cuidado em saúde.
• Enfermagem e a dimensão política do cuidado.
• Impacto social do cuidado na enfermagem e na saúde.
🌱 Determinantes socioambientais da saúde e vulnerabilidades em um planeta em transformação
🔬 Pesquisa e inovação em saúde
✔️ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE RESUMOS
– Além de atender aos requisitos descritos, o processo de avaliação adotará os seguintes critérios:
– Título: Coerente com objetivo, método e/ou resultados.
– Objetivo: O objetivo é claro e iniciado com verbo no infinitivo.
– Método/Descrição das atividades: Descrição sucinta porém, completa e clara das etapas, técnicas e processos empregados ao tipo de estudo. Há pertinência entre o método e os objetivos propostos.
– Resultados: Apresentação dos resultados e da análise claros e compreensíveis. Os resultados respondem aos objetivos.
– Conclusões/Considerações Finais: Síntese final do trabalho respondendo ao objetivo do estudo e coerente com os resultados.
– Análise Geral: Organização lógica do conteúdo, clareza na expressão das ideias e análise interpretativa das mesmas. Segue as normas
– Descritores condizentes com o trabalho e contidos no DeCS da BVS.
Observações:
– Resumos que não cumprirem as normas descritas serão reprovados.
– O número de trabalhos aprovados será definido de acordo com os critérios da Comissão Científica e segundo a adequação ao tempo e aos espaços disponíveis para a realização do congresso. A Comissão Científica poderá limitar os trabalhos aprovados a seu critério.
– Os resumos recebidos serão publicados nos Anais do Congresso, em mídia eletrônica, com ISSN. Desta forma, é fundamental atentar para questões ortográfica e gramatical. Deve-se observar as orientações referentes ao padrão para preenchimento do título, do(s) nome(s) de autor(es) e do resumo.
📚 CERTIFICADOS E PUBLICAÇÃO NOS ANAIS
– Será disponibilizado online e pelo correio eletrônico do autor correspondente (autor principal) apenas um certificado por trabalho apresentado, no qual constarão os nomes de todos os autores.
– Trabalhos aprovados, mas que não forem apresentados de forma oral no dia e horário estabelecidos, não receberão a certificação de apresentação e não comporão os anais.
– Os anais serão disponibilizados no site do congresso até o final de setembro de 2025. O arquivo estará disponível para consulta e download de forma irrestrita. Apenas os trabalhos apresentados durante o congresso farão parte da publicação.
🚫 LIMITE DE RESUMOS POR PARTICIPANTE
Cada participante poderá submeter e apresentar no máximo dois resumos. Entretanto, não existe limite para participação como coautor em trabalhos inscritos por outros participantes.
🏆 PREMIAÇÃO
Serão premiados, com certificação, o melhor trabalho de cada categoria:
– Relato de experiência.
– Trabalho original.
– Revisão de literatura.